Como aprimorar o trabalho em grupo

Começando a notar alguns ombros caídos ao redor do escritório? Parece que é hora de planejar um passeio em equipe.

Os passeios em equipe são uma ótima maneira de facilitar a união com os membros de sua equipe, reduzir o estresse dos funcionários e dar a eles a oportunidade de se conhecerem fora do escritório.

E, você sabe, eles são realmente divertidos.

Mas como você encontra ideias para um ótimo passeio em equipe? Talvez você comece com uma pesquisa no Google por “idéias de divulgação em equipe” e tropeça em um artigo que sugere “viagens de campo” e “atividades de desenvolvimento profissional“. Parece um ponto de partida, mas onde está a verdadeira excitação?

Atividades internas de criação de equipes

Atividades de interior

De um modo geral, as atividades de formação de equipes podem ser divididas em duas categorias – atividades internas e externas.

Atividades internas, por causa de onde são conduzidas, normalmente têm um caráter muito diferente das atividades ao ar livre. Você geralmente realiza essas atividades durante o horário normal de expediente ou, no máximo, em um final de semana. Se você estiver em um retiro de equipe, suas atividades serão em grande parte ao ar livre, não dentro dos limites de alguma sala de conferência.

Por isso, as atividades internas tendem a ser mais sérias. O objetivo é o mesmo – melhorar as habilidades de comunicação, confiança e colaboração – mas eles têm uma inclinação decididamente formal.

Vejamos algumas atividades internas de construção de equipe que você pode usar na sua próxima reunião de equipe:

Duas verdades e uma mentira

Tempo necessário: 15 a 30 minutos

Comece fazendo com que cada membro da equipe escreva secretamente duas verdades sobre si mesmas e uma mentira em um pequeno pedaço de papel – Não revele a ninguém o que você escreveu! Uma vez que cada pessoa tenha completado este passo, permita de 10 a 15 minutos para uma conversa aberta – muito parecida com um coquetel – onde todos questionam um ao outro em suas três perguntas.

A ideia é convencer os outros de que sua mentira é realmente uma verdade, enquanto, por outro lado, você tenta adivinhar as verdades / mentiras de outras pessoas fazendo-lhes perguntas. Não revele suas verdades ou minta para ninguém – mesmo que a maioria do escritório já tenha descoberto! Após o período de conversação, reúna-se em um círculo e, um por um, repita cada uma de suas três afirmações e peça ao grupo que vote em qual delas acha que é a mentira. Você pode jogar este jogo de forma competitiva e conceder pontos para cada mentira que você adivinhar ou para enganar outros jogadores em sua própria mentira. Este jogo ajuda a incentivar uma melhor comunicação no escritório, além de permitir que você conheça melhor seus colegas de trabalho.

Destaques de Vida

Tempo de Jogo Requerido: 30 minutos

Esta é uma excelente atividade quebra-gelo que é perfeita para pequenos grupos e grandes grupos. Comece criando nomes para grupos criativos e pedindo a cada participante que feche os olhos por um minuto e considere os melhores momentos de suas vidas. Isso pode incluir momentos que eles tiveram sozinho, eles compartilharam com a família ou amigos; esses momentos podem pertencer a sucessos profissionais, revelações pessoais ou aventuras excitantes da vida. Depois que os participantes tiverem tido um momento para percorrer os pontos altos de suas vidas, informe-os que a busca por destaques está prestes a ser reduzida.

Mantendo os olhos fechados, peça a cada participante que tome um momento para decidir que 30 segundos de sua vida eles gostariam de reviver se tivessem apenas trinta segundos restantes em sua vida.

A primeira parte da atividade permite que os participantes reflitam sobre suas vidas, enquanto a segunda parte (que discutiremos em um momento) permite que eles conheçam seus colegas de trabalho em um nível mais íntimo. A segunda parte do jogo é a seção “review”. O líder da atividade perguntará a cada participante o que os seus 30 segundos implicaram e por que o escolheram, o que permitirá aos participantes sentirem as paixões, os amores e as personalidades uns dos outros.

Logo da moeda

Tempo requerido: 5-10 minutos

Comece pedindo a todos os participantes para esvaziarem os bolsos, bolsas e carteiras de quaisquer moedas que possam ter e colocá-los na mesa à sua frente. Se alguém não tiver moedas ou tiver poucas, outras pessoas na sala podem compartilhar suas moedas com elas. Instrua cada pessoa a criar seu próprio logotipo pessoal usando as moedas na frente deles em apenas um minuto. Outros materiais que podem ter, como canetas, cadernos, carteiras, etc., também podem ser usados ​​na criação do logotipo.

Se houver um grupo particularmente grande, as pessoas podem ser divididas em equipes de 3-6 pessoas e instruídas a criar um logotipo que as represente como uma equipe ou a sala inteira possa se reunir para usar as moedas para criar um logotipo para a organização / grupo / departamento / etc.

Cada participante solitário pode explicar seu logotipo para o grupo ou se a sala foi dividida em grupos, o líder pode fazer com que cada grupo discuta o que levou ao logotipo da equipe e o que ele diz sobre eles. Essa atividade não apenas promove o autoconhecimento e a conscientização mútua, mas também permite que os participantes se conheçam em um nível mais pessoal.