Qualquer veículo pode usar rastreador?

O rastreador proporciona diversos benefícios para os proprietários de veículos, entre eles as maiores vantagens são de segurança e possibilidade de recuperação em casos de roubo. Mas, a questão é se esse serviço está disponível para todos os tipos de veículos e como ele funciona. Neste artigo você descobre quais os veículos que podem usar o rastreador, quais os benefícios e como ele funciona.

Rastreador veicular, como funciona?

O rastreador para veículos é um dispositivo utilizado para segurança preventiva que monitora o automóvel 24 horas por dia, proporcionando ao proprietário toda informação que necessita sobre a localização do automóvel, entre outros benefícios que explicaremos mais a frente.

Ao instalar o rastreador em seu veículo notará que existem dois tipos de tecnologia no aparelho:

GPS ou GRPS: o rastreador com essa tecnologia conta com um sistema de posição global, ou seja, ele utiliza as redes satélites para localização e monitoramento do veículo.

Radiofrequência: A tecnologia de radiofrequência é mais usada em carros, pois capta os sinais de redes que são formadas por antenas receptoras e que possuem ampla cobertura.

Independente do modelo de rastreador que esteja instalado em seu veículo, os sinais captados são enviados a central de monitoramento que é responsável por notificar o proprietário e até mesmo a polícia em casos de roubos e sequestros.

A localização do veículo pode ser transmitida ao proprietário em tempo real pelo aplicativo celular ou via web.

Quais veículos podem usar o rastreador?

veiculos-rastreados-por-GPSComo mencionado anteriormente, o rastreador pode feito com dois tipos de tecnologia: GPS e Radiofrequencia. Por mais que o rastreador com radiofrequência seja mais utilizado por carros, veículos como motos e caminhões também podem ser equipados com o mesmo.

Independente dos índices de roubo de veículos, tanto motos como caminhões e carros podem ser equipados com a tecnologia rastreadora, além dos benefícios que o mesmo irá proporcionar, instalar esse aparelho em seu veículo pode influenciar no desconto do seguro.

O rastreador pode ser instalado em carros, motos e caminhões.

Vantagens de instalar o rastreador

Instalar o rastreador diminui o risco de roubos e aumentam as chances de recuperar o veículo, além de garantir um desconto considerável no seguro devido os seus benefícios. A maioria das empresas que oferecem o serviço de rastreamento veicular proporciona benefícios que vão além do monitoramento do automóvel.

Entendam quais são as vantagens do rastreador a seguir:

Histórico de velocidade/controle

Utilizar o rastreador permite ao proprietário à notificação de velocidade permitida na via em que está circulando, evitando multas. Além de obter informações sobre o histórico de velocidade em que os funcionários trafega, no caso do proprietário ser empregador de frotas, por exemplo.

Mapeamento

Essa função do rastreador disponibiliza o monitoramento dos trajetos que serão percorridos e qual o tempo e velocidade de circulação do veículo.

Bloqueio inteligente

Mais um dos serviços adicionais do rastreador é o bloqueio inteligente, onde o veículo é bloqueado caso esteja circulando em locais não autorizados pelo proprietário.

Segurança pessoal

O aparelho também conta com um botão escondido que pode ser acionado em casos de roubo ou sequestro, onde será enviado um sinal de alerta para central de monitoramento que notificará a polícia e contato de emergência.

Como podemos perceber, essas vantagens do rastreador veicular são essenciais para segurança e pode ser muito útil para donos de empresas que trabalham com fornecimento de cargas (frotas de caminhões), motoboys e outros.