Top 5 benefícios de beleza de colágeno (e como obter mais do mesmo)

Se houvesse apenas um nutriente que pudéssemos recomendar para uma pele mais jovem e brilhante (assim como cabelos e unhas mais saudáveis), seria o colágeno.

O colágeno é a proteína mais abundante no corpo. É encontrado nos ossos e no tecido conjuntivo. E enquanto restos do jantar da noite passada podem não parecer muito embelezadores, essas partes contêm nutrientes e compostos que podem ajudar a manter a pele macia e gorda, prevenir e melhorar a celulite e ajudar seus cabelos e unhas a crescer mais rápido e mais saudáveis. Como uma das principais funções do colágeno é preservar a firmeza e a elasticidade da pele, ele também é um componente importante na prevenção de linhas finas e rugas. Pode até ajudar a combater outros sinais de envelhecimento, como artrite e dores articulares.

Vamos olhar mais de perto porque o consumo de colágeno é uma obrigação em sua rotina de beleza.

Benefícios do colágeno para sua pele

  1. Ajuda a reduzir a aparência de linhasfinas  e rugas

Aproximadamente 75 a 80 por cento da sua pele é composta de colágeno. Como o nutriente mais importante para a saúde da pele, você pode pensar nisso como a “cola” que mantém a pele unida. Seu corpo produz naturalmente colágeno. Mas à medida que você envelhece, a capacidade do corpo de produzir colágeno diminui e os níveis de colágeno diminuem naturalmente. É quando linhas finas e rugas podem aparecer, e a umidade da pele e a gordura podem começar a desaparecer devido à perda da elasticidade da pele.

A indústria da beleza reconheceu este fato, razão pela qual muitos cremes e soro anti-envelhecimento da pele são feitos de colágeno e certos aminoácidos. Mas há um problema: a maioria das moléculas de colágeno é grande demais para ser absorvida pelas camadas dérmicas mais profundas da pele, que é onde ocorre a produção de colágeno. Portanto, cremes de colágeno ficam em cima de sua pele e podem não ser capazes de fazer muito mais do que hidratar.

Por outro lado, muitas pesquisas mostram os benefícios de comer e beber colágeno hidrolisado. Um estudo recente realizado em mulheres com idades entre 45 e 65 anos mostrou que tomar peptídeos de colágeno como um suplemento oral de colágeno teve uma melhora significativa nas rugas dos olhos após apenas oito semanas – nenhum Botox necessário.

  1. Ajuda a curar doenças inflamatórias da pele (incluindo acne, eczema, psoríase)

Se você sofre de condições inflamatórias da pele (como eczema, acne ou psoríase), o colágeno pode ajudar a reduzir a dor, a frequência e a gravidade dos surtos – e há algumas razões para isso.

Primeiro, o colágeno contém vários aminoácidos importantes, como prolina e glicina, que podem ajudar a reduzir a inflamação de dentro para fora. Em segundo lugar, o colágeno age como uma “cola” para a parede intestinal e ajuda a “curar e selar” o revestimento intestinal. O colágeno é frequentemente recomendado para melhorar as condições crônicas da saúde digestiva, como a síndrome do intestino permeável , porque pode ajudar a cobrir o trato digestivo. Isso é relevante porque problemas de pele são um sinal de comprometimento da saúde intestinal.

Por centenas de anos, os médicos da medicina tradicional chinesa disseram que sua pele é como um espelho para o que está acontecendo dentro do seu corpo – particularmente no seu sistema digestivo. Esse elo é chamado de eixo intestinal, e é por isso que muitas condições digestivas crônicas, como candida , intestino gotejante , disbiose intestinal e SIBO,  todos têm problemas inflamatórios na pele, listados como sintomas potenciais.

Ao melhorar a sua saúde intestinal, o colagénio pode melhorar simultaneamente a aparência da sua pele de dentro para fora.

  1. Ajuda a prevenir a celulite e as estrias

Celulite. É algo que muitas mulheres parecem encontrar em algum momento de suas vidas – seja com a idade, a gravidez ou com um ganho ou perda súbita de peso. E pode ser um cookie difícil de se livrar.

A razão pela qual a celulite aparece em primeiro lugar é devido a sua pele perder a elasticidade e se tornar muito magra. Isso pode acontecer como resultado da genética, das flutuações hormonais, da idade e (você adivinhou), já que a produção de colágeno diminui por todo o corpo.

Nós amamos como o especialista em saúde Ben Greenfield  explica:

“Se o seu colágeno não for formado adequadamente ou for danificado, então esse tecido conectivo pode ficar muito fino ou cheio de buracos, e a gordura debaixo da pele pode penetrar naquela forma feia e encaroçada que chamamos carinhosamente de celulite. Você pode pensar desta forma: o colágeno é como um saco de papel e a gordura é como as compras dentro da sacola de papel. Se a bolsa ficar danificada, molhada ou esticada muito fina, todas as compras podem ficar salientes. 

Colágeno pode ajudar a reduzir a aparência de fracos estrias, que ocorrem quando as fibras elásticas da pele são puxados demasiado depressa ou além do que a elasticidade da sua pele atualmente pode lidar com (por exemplo, depois de um rápido ganho de peso ou perda, ou após o parto ) .

Quando a sua pele é esticada desta forma, pode causar danos permanentes ao que é chamado de rede de fibras elásticas na camada dérmica da pele. Esse dano impede a síntese de colágeno, o que torna quase impossível reparar as estrias em sua pele. Mas pesquisas sugerem que cremes de pele de colágeno e tratamentos tópicos podem não ser o caminho para estimular a produção de colágeno, já que não há pesquisas legítimas para comprovar sua eficácia.

Em vez disso, incorporar a suplementação de colágeno em sua dieta e consumir nutrientes que ajudam a aumentar a produção de colágeno (como a vitamina C ) são formas eficazes e naturais de estimular a produção de colágeno no nível celular.

  1. Ajuda a acelerar a cicatrização de feridas

Se você teve uma fuga recente ou sofreu alguns arranhões e contusões de Crossfit, colágeno foi mostrado para desempenhar um papel fundamental em todas as fases da cicatrização de feridas. Também pode ajudar a reduzir a inflamação associada a ferimentos e lesões. Parte do motivo pelo qual o colágeno é tão poderoso para curar feridas é porque ele contém arginina, um aminoácido que é necessário para ajudar a restaurar o tecido muscular danificado. Se você é um atleta , a prolina do colágeno também pode melhorar muito a saúde das articulações .

  1. Promove cabelos e unhas saudáveis

Enquanto o colágeno promove os maiores efeitos colaterais para a pele, como uma proteína, ele também fornece os blocos de construção para o crescimento do cabelo brilhante e saudável e unhas mais fortes. De fato, diz-se que aumentar a proteína em sua dieta através do colágeno também pode ajudar a evitar pontas duplas e dar ao seu cabelo uma textura mais espessa, mais brilhante e sedosa.